segunda-feira, 11 de maio de 2015

Uma volta em Buenos Aires em 45 dias

Pois bem, cheguei a cidade porteña, a capital federal da Argentina.
Fui de barco de Colonia del Sacramento até Buenos Aires.
De cara já fui enganada por um taxista, para não ser tão injusta com a minha burrice nesse caso, uso em minha defesa, que esse negocio do cambio de moedas ainda me deixa doida, deixa eu explicar o ocorrido.... Sai do Puerto Madero com minhas malas e lá fica um monte de táxi esperando os turistas, fui e peguei um deles (eu ia fazer o que? pegar táxi aonde?). O hostel que ia ficar, ficava, tipo, uns 15 ou 20 minutos dali, então ele me disse: - Cobro 250 pesos. E ai eu disse: - Beleza. E fomos e ele foi super simpático e tal e ainda dei gorjeta pra ele. Ok, só para você entender, a primeira confusão foi 250 pesos argentinos são completamente diferentes de 250 pesos uruguayos. Segue a conta:

250 pesos uruguayos = 29 reais
250 pesos argentinos = 84 reais

Enfim paguei por volta de 84 reais por uma corrida que, hoje, eu sei que não sairia por mais de 40 pesos.
O segundo erro ainda foi dar gorjeta, alem de ter pago um valor altíssimo, ainda dei mais dinheiro e depois descobri que diferente do Uruguay na Argentina não tem costume de dar gorjeta para taxista.

Bom demorei 1 mês para saber o valor da moeda Argentina.

Por falar em moeda, adorei a sensação de cambiar o dinheiro na rua, pelo blue market. Me senti tão ilegal, rsrsrs. É uma questão delicada, essa da moeda, na Argentina. No qual o próprio governo se colocou e parece que sustenta.

No meu período de adaptação a cidade, trabalhei em um hostel a cambio de hospedagem em quanto procurava emprego. E quando já estava no ápice do meu desespero, já há 3 semana sem conseguir nada de trabalho, consegui uns 4 empregos de uma só vez. Claro que escolhi o que pagava mais e claro que foi a escolha mais infeliz. Não curti o trabalho e fiquei tempo suficiente só para receber o meu salario e partir!

Ah! não disse que nas minhas duas ultimas semanas de Buenos Aires fiquei morando em um apto de 3 brasileiras queridíssimas que fizeram me sentir, finalmente, em uma casa, depois de tanto tempo. Muito obrigada meninas!!

Por fim, gostei bastante de Buenos Aires, uma cidade limpa, organizada, preparada para o turismo e com preços justos

Dicas importante para quem vai viajar para BsAs:
- Compre o Subte, um cartão para andar de ônibus e metro, muito importante, pois alem de pagar mais barato a passagem com esse cartão, os ônibus só aceitam moedas e não dá troco. Sério compre o Subte.
- Pegue táxi que tenha aquela caixinha encima do carro escrito táxi, e não aceite corrida com valores fechado, sempre que liguem o taxímetro. Dificilmente você vai algum lugar dentro da região central e turística de Buenos Aires pagando mais que 60 pesos a corrida.
- Na real, não pegue táxi, vai de ônibus (com o cartão subte) é muito barato.
- Se você é homem, nunca chame uma argentina de gatinha, isso para eles é como se estivesse chamando de vaca
- Não pague aqueles jantares com show de tango caríssimos que vende por todos os lados. isso é show para gringo ver. Você poderá ver show de tango pelas ruas de Buenos.
- Sim, troque o seu dinheiro na rua, não tem jeito, é a melhor opção para todos, para você e para os argentinos.
- Tome vinho até no café da manhã. o vinho é super barato, então, beba até cair.
- Aproveite muito, a cidade é linda!

Um comentário: