terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

E essa tal de Marijuana, pode Arnaldo?


O assunto que fez com que o Uruguay tivesse um gigante destaque mundialmente, o mais odiado pelos conservadores e o motivo principal de muitos turistas quando escolhem viajar para o Uruguay. Vamos falar de uma baseadinho?
Vamos esclarecer as coisas, o Uruguay não virou a festa da maconha. Muito diferente do que muitos pensam, você não vai sair andando na rua e encontrar a erva em barraquinhas de esquina nem nada disso. Quem odeia maconha ao ponto de não conseguir ficar perto ou faz cara feia quando vê alguém fumando, terá que respirar fundo e engolir muito sapo na visita ao país, pois sim, é muito comum encontrar pessoas fumando nas ruas, e isso já está fazendo parte da cultura uruguaya, então não vai ser a sua cara de nojo que vai mudar isso. E claro, se você escolheu um país para visitar somente por causa da maconha, sim, você tem sérios problemas. Uruguay é muito mais que uma erva.
Para não escrever besteira sobre toda a parte técnica da legalização cannabis, encontrei esse texto na internet que explica tudo muito detalhado. Segue:

Quem poderá comprar e consumir maconha?
Cidadãos uruguaios e residentes permanentes maiores de 18 anos, apenas. O consumidor que comprar a erva em farmácias deverá se registrar antes. Turistas e estrangeiros não poderão comprá-la.
Quem poderá plantar maconha?
O cultivo para consumo próprio, sem venda, será limitado a seis plantas por residência ou 480 gramas anuais e autorizado somente aos maiores de 18 anos. Cooperativas criadas com autorização do governo poderão plantar também. Além disso, a planta está liberada para pesquisa científica e criação de produtos farmacêuticos.
E qual será a função do Estado?
O governo uruguaio controlará toda a cadeia produtiva da maconha: cultivo, colheita, produção, venda e consumo.
Como os consumidores serão registrados pelo Estado?
Interessados serão registrados por impressão digital. Depois, bastará colocar o dedo em um aparelho em uma farmácia para liberar a venda. O método, sem ter de mostrar uma identidade com nome e foto em cada compra, quer evitar estigmas e preconceitos para com os usuários.
Quanto custará a maconha?
O governo prevê que um grama da erva será vendido a um dólar (20 a 22 pesos uruguaios). Entre quatro e cinco tipos diferentes da planta serão comercializados. O nível máximo de THC (Tetrahydrocannabinol, principal substância psicoativa presente na erva) será de 15%.
Quanto será plantado?
O governo deverá plantar 10 hectares, o que produzirá entre 18 e 22 toneladas de produto. Pelos cálculos, deverá bastar para o mercado local.
Qualquer um poderá vender a planta?
Não. Indivíduos não poderão comercializá-la. A maconha será vendida em farmácias licenciadas pelo Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCA). O consumo mensal máximo será de 40 gramas, sendo 10 gramas por semana, no máximo.
Quem irá supervisionar esse mercado?
A nova lei cria o IRCA. Ele poderá dar licenças, aplicar multas e suspensões a infratores e até destruir mercadorias irregulares. Junto com o IRCA, irá atuar o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde Pública e a Junta Nacional de Drogas.
Qual será a punição para quem descumprir a lei?
Quem plantar, armazenar ou comercializar ilegalmente a erva poderá ser condenado e preso. A pena irá de 20 meses a 10 anos de prisão. Por exemplo: um cidadão uruguaio, sem autorização, não poderá revender maconha. Um estabelecimento que não uma farmácia regulamentada ou uma cooperativa também não poderá vendê-la.
Quais outras restrições surgem com o consumo da maconha?
As embalagens virão com mensagens que alertam sobre os riscos do fumo à saúde, do mesmo modo que as embalagens de cigarros de tabaco. Motoristas também serão submetidos a testes de saliva pela polícia, assim como os testes para verificar o nível alcoólico.
As leis sobre os cigarros de tabaco se aplicam à maconha?
Assim como os cigarros tradicionais, os cigarros de maconha não poderão ser consumidos em lugares fechados, centros de saúde e educativos e nos transportes públicos e escolares. A publicidade do produto e eventos que estimulem o consumo também não serão permitidos.
Quais medidas serão criadas em paralelo a essa lei?
As escolas e universidades passarão a ensinar a disciplina “Prevenção do Uso Problemático de Drogas”. Serão criados, também, centros de informação e tratamento em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes para quem quiser se tratar de vício.

Ai, parece tudo muito organizado, né? Pena que são poucos países no mundo que tem essa maturidade.

Todavia, você como turista, se comprar maconha no Uruguay, você estará tão ilegal como se estivesse comprando no Brasil.

Até o ponto que escrevi esse texto ainda não começou a venda da erva nas farmácias, mas sim, a plantação já está há um tempo autorizada para os cidadãos cadastrados.

O Uruguay tem muitas coisas e lugares maravilhosos, não escolha o país como um destino para drogas....é bem provável que se decepcione!

Nenhum comentário:

Postar um comentário