O clima de corre-corre, de presentes, de viagens e despedidas, acredito que é igual em quase todos os países, e claro que não poderia ser diferente aqui em Montevideo.
Nas vésperas do Natal, as ruas cheias de turistas e de pessoas com sacolas e mais sacolas de presentes, as lojas e supermercados fazendo plantão de horários e aquele consumo todo que já conhecemos. Mas não tem muito pisca-pisca não! Nada de mega investimentos em luzes e decoração de Natal; aqui mesmo na região central, só tinha uma praça decorada, algumas tímidas lojas com um Papai Noel ou outro de decoração e quase nenhuma casa com decoração externa.
Montevideo funciona mais ou menos assim: as pessoas que aqui vivem, sua grande maioria são estudantes ou trabalhadores que nasceram no interior, ou seja no fim do ano, todos voltam para suas famílias e a cidade fica vazia. Os que são de Montevideo mesmo também se vão todos para as praias, as que são com água do oceano mesmo, enfim, as boas praias.
No Natal ainda se encontra um uruguaio ou outro por aqui, mas no Ano Novo....esquece, tudo vazio e tudo fechado.
O Natal aqui é divertido, todos ceiam com suas famílias e depois saem com seus amigos para alguma balada ou para beber em algum bar. E dessa forma foi o meu Navidad! :) Minha família aqui são os amigos viageiros que fazemos a cada dia, então nos juntamos com comida, bebida, musica e muita disposição. Depois saímos noite a fora até encontrar algum bar aberto (e claro, acabamos num bar de cumbia, pois tudo sempre acaba em cumbia aqui), até conseguirmos chegar na balada que realmente queríamos, que só abre as 4 da matina. Um Natal animado, não?
Já o Ano Novo foi todo improvisado. O plano A (plano feito no começo de dezembro) era irmos até Punta del Este, pois é o classico do classico passar a virada lá, é tipo ir para Copacabana no Rio.
E claro, como bons brasileiros deixamos para comprar as passagens do ônibus para ir para Punta um dia antes, e foi um dia antes que descobrimos que aqui além de Ano Novo no dia 1° de Janeiro se comemora o dia do motorista, ou seja, não tem motorista, ou seja? não tem ônibus! Enfim depois até que descobri que teria ônibus, mas ai já estavamos no plano C. O plano B era ir para Atlantica (uma cidade praiana, bem proxima) só que o plano B acabou pelo mesmo motivo que o plano A.
O plano C foi ficar em Montevideo mesmo e fazer um assado (o famoso churras) e depois ver os folgos na praia de Pocitos, que também não deu certo, porque não conseguimos uma churrasqueira. Ai fomos pro plano C.1 que era fazer sanduiche, beber e depois ir pra praia de Pocitos. E claro, também não deu certo, porque faltava 40 minutos para a virada e ainda estavamos em casa, não chegariamos a tempo até Pocitos, pois teriamos que ir a pé, pelo motivo que foi cancelado o plano A e B. Enfim chegamos ao plano D, passamos na praia de Ramires mesmo, uma praia mais proxima e completamente vazia, mas sem problemas, estavamos em uma galera muito massa e isso foi o mais importante! Na verdade foi bem completo, estouramos o espumante, vimos os folgos, desejamos feliz 2015 para todos, pulei minhas 7 ondinhas e demos muitas risada!
E que 2015 seja assim pra todos! Cheio de novidades e alegrias.
P.S em breve faço um post sobre a cumbia a as baladinhas de Mvd
Nenhum comentário:
Postar um comentário